terça-feira, 7 de agosto de 2012

TRE define tempo de propaganda na TV e no Rádio em Sergipe


O horário eleitoral gratuito deste ano começa no próximo dia 21 de agosto e segue até o dia 04 de outubro. Em uma reunião com os representantes das emissoras de Rádio e Televisão de Sergipe e o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) foi definido o tempo e as emissoras que farão a retransmissão da campanha eleitoral.
As emissoras participaram de um sorteio onde foi escolhida a empresa de comunicação que fará a retransmissão da propaganda eleitoral para as outras emissoras concorrentes. A TV Sergipe (afiliada Rede Globo) será a primeira televisão a retransmitir o conteúdo entre os dias 21 de agosto a 12 de setembro, já a TV Atalaia (afiliada Rede Record) ficou responsável no período de 13 de setembro a 04 de outubro.
Segundo o TRE-SE, as duas emissoras de TV poderão reunir-se em grupo único, o qual ficará encarregado do recebimento das mídias contendo a propaganda eleitoral e será responsável pela geração do sinal que deverá ser retransmitido por todas as emissoras.
Já as emissoras de rádio sorteadas para propaganda eleitoral iniciará com a Liberdade AM (930 Khz) no período de 21 de agosto a 04 de setembro, 103 FM de 5 de setembro a 12 de setembro e Liberdade FM (99,7 Khz) de 20 de setembro a 04 de outubro.
O Tribunal Regional Eleitoral informa ainda que as emissoras não poderão deixar de exibir a propaganda eleitoral, salvo na hipótese de o partido político ou a coligação partidária deixar de entregar ao grupo de emissoras ou à emissora geradora as respectivas mídias, hipótese na qual deverá ser reexibida a propaganda anterior ou veiculada o aviso previsto em lei.
 

Justiça Eleitoral irá fiscalizar carros de som diariamente em Sergipe


Em Sergipe o som alto vindo dos carros que fazem campanhas eleitorais está proibido e vai ser caso de polícia. Um encontro realizado na tarde desta quarta-feira (01) com os representantes do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Eleitoral (MPE), Empresa Municipal de Serviços Urbanos de Aracaju (Emsurb) e Polícia Militar teve o objetivo de criar uma força-tarefa para orientar e fiscalizar a poluição sonora.
O promotor eleitoral de Aracaju, Elias Pinho, falou que nessa primeira semana os donos dos veículos serão orientados, mas a partir do dia 13 de agosto serão autuados com multas diárias e até poderão ser processados.
“Iremos fiscalizar os carros de som até o dia da eleição em horários alternativos a fim de abarcar o maior número de bairros e veículos. Não vamos autuar os carros que estão em movimento e com um nível moderado de som, mas os que extrapolam. O que nós queremos que os direitos de todos sejam exercidos”, comenta o promotor.
Denúncias 
As pessoas que se sentirem incomodadas poderão denunciar o carro de som pelo número 190, do Centro Integrado de Operação de Segurança Pública (Ciosp).

Adelson Barreto: "Elber, se quiser tomar o mandato do povo, tome"


 )
deputado estadual Adelson Barreto  (PSB) disse na manhã desta quinta-feira, 2, ementrevista ao jornalista Gilmar Carvalho, na Rede Ilha, que mantém sua posição de deixar o partido para presidir nova legenda em Sergipe.

Adelson recorreu à Justiça para deixar o partido sem o risco de perder o mandato.
A primeira reação do PSB foi a manifestação do presidente do Diretório Municipal de Aracaju, Elber Filho, que disse que o partido não reconhece justa causa de ninguém, e que buscará o mandato de Adelson se ele deixar o partido.
Adelson reagiu nesta quinta-feira, dizendo na entrevista que ficou chateado com a declaração de Elber e disse que, se ele "quiser tomar o mandato do deputado mais votado da história de Sergipe, se quiser tomar o mandato do povo, que o faça".
Ontem, em entrevista na Rede Ilha, o deputado federal Valadares Filho, candidato do PSB a prefeito de Aracaju, disse que se relaciona bem com Adelson, "mas a decisão será do partido".

Filha de ex vereador de Santa Luzia morre em acidente

Informações repassadas por internautas à redação do diariosergipano dão conta de um acidente que acabou vitimando a jovem Dyná Cruz, 16, filha do ex vereador Josuel Clementino, conhecido por Nem e neta do ex vice prefeito de Santa Luzia Zé Edivaldo.
Segundo relatos dos internautas, a jovem estava na companhia de Adison Albuquerque,21, em uma motocicleta quando nas proximidades do restaurante de Zé Ferreira, na linha verde, ao perder o controle do veículo em uma grande curva que existe na localidade, os dois caíram da motocicleta. Ainda segundo relatos, o SAMU chegou a socorrer as vítimas do acidente e encaminhar para o HRE em Estância onde a mesma veio a falecer. A redação do diariosergipano entrou em contato com a recepção do hospital que informou não está autorizado a passar nenhuma informação por telefone.
De acordo com informações, Adison quebrou a clavícula e teve um corte profundo na cabeça. Adilson está internado em Estância e segundo informações de uma prima, o diagnóstico completo do estado de saúde do jovem será dado nessa segunda feira pelos médicos.
Dyná morava em Santa Luzia com a sua mãe e mais dois irmãos. A jovem era aluna do SESI/SENAI de Estância. Por ironia do destino, ainda segundo informações o pai da jovem é funcionário do SAMU.
Ainda sem acreditar, amigos da estudante visitaram o perfil no facebook da jovem e deixaram mensagens, muitas delas pedindo para que tudo aquilo não fosse verdade. Em alguns minutos, quase uma centena de comentários foram deixados em sua página na internet. Poucas horas antes de falecer, Dyná postou na rede uma mensagem de reflexão que falava em acidente e morte.
Fonte: Diário Sergipano / Pisca Jr.

Mulheres esperam 6 horas para receber atendimento


Elas denunciaram descaso no atendimento do Fernando Franco
Aline e Manoela esperaram por 6 horas
Usuárias do Serviço Único de Saúde (SUS) denunciaram falta de atendimento nesta segunda-feira, 6, na Unidade de Urgência Fernando Franco, localizada na zona sul de Aracaju. De acordo com duas mulheres, que alegaram estar desde as 10h30 esperavando pelo serviço, a informação passada pelos funcionários é que não havia clínico geral para realizar atendimento de urgência e emergência.
“Isso é um absurdo. Estamos aqui desde cedo, doentes, sem ter condições de ir trabalhar, e além de não ter ninguém para nos atender, nem nos entregaram um atestado de comparecimento para justificar nossa falta no emprego”, relatou Aline Correia, que afirmou estar com infecção urinária.
Manoela Lima, que também estava à espera de atendimento, diz que os atendentes mandaram que ela procurasse o Nestor Piva. A moça ainda afirma que muitas outras pessoas, aparentando estar com doenças piores, foram mandadas para casa. “Era pra ter dois médicos pela manhã e dois pela tarde, mas dizem que só tem pediatra atendendo no Fernando Franco”, desabafou.
Para esclarecer as acusações das duas mulheres, a gerente administrativa da unidade, Eliontone Cerqueira, se pronunciou e afirmou que pela manhã havia um clínico geral, e que o outro não havia comparecido ao trabalho. “O médico que veio realizar atendimento recebeu pacientes que buscavam o serviço de urgência e emergência”, explicou Eliontone, que também disse que o atendimento clínico já estava sendo realizado durante o turno da tarde.
Assessoria de comunicação alega que unidade possuía médicos
A gerente administrativa disse que não entendeu o porquê de os atendentes informarem que os atendimentos médicos não poderiam ser realizados. Ela ainda alegou que todos aqueles que estavam à espera de atendimento seriam recebidos pelos médicos.
SMS
A equipe do o jornal dos municípios  entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para esclarecer o porquê das duas mulheres só terem sido atendidas por volta das 16h45.
Em nota, a assessoria alegou que “a Urgência da Zona Sul Fernando Franco, na mudança de plantões, funcionou com uma redução no número de plantonistas. Dois clínicos escalados atrasaram o horário de entrada. Nos turnos da manhã e tarde, a urgência contou ainda com três pediatras e um cirurgião”, explicou.
A assessoria ainda disse que “mesmo com o atraso do plantonista, as demandas por urgência e emergências foram atendidas. Durante os dois turnos, das 9h às 14h30, a equipe plantonista atendeu e deu alta a 14 pessoas, e das 14h30 às 18h foram atendidos e liberados um total de 20 pacientes. A SMS ainda informou que ordem de atendimento seguiu a classificação de risco (idosos, gestante com mais de seis meses, crise convulsiva, pressão alta, dentre outras situações), e que a usuária de iniciais A. C. F., que reclamou da demora, foi atendida e medicada com buscopan venoso, e em seguida teve alta. A demanda dessa usuária não caracteriza urgência e por isso teve um tempo maior para ser atendida”, concluiu.

Funcionário de hotel é agredido por vocalista de banda


Igor Kannário está sendo acusado de dar socos em mensageiro
Em foto, Alexandre registrou como ficou o estado da boca, que recebeu um dos socos(Foto: Alexandre Nogueira)
Uma confusão envolvendo o vocalista da banda A Bronkka, Igor Kannário, e o funcionário de um hotel em Aracaju, Alexandre Nogueira, terminou na delegacia Plantonista. De acordo com o mensageiro do hotel, o fato aconteceu porque o cantor o agrediu com dois socos no rosto.
“Tudo começou por volta das 5h30 deste domingo, 5. O vocalista se encontrava no saguão do hotel com alguns integrantes da banda, e, além de falar alto, ele dizia palavras de baixo calão. Por respeito aos demais hóspedes, pedi para que Igor diminuísse o tom de voz e evitasse os xingamentos. Porém, ele, que aparentemente estava embriagado, começou a me insultar, foi até a parte externa, em frente ao hotel, e depois chegou a me agredir”, descreveu o mensageiro Alexandre.
Quarto foi encontrado revirado (Fotos: Divulgação)
O funcionário ainda relatou que Kannário queria chamá-lo para brigar, e que, por conta de toda a confusão, resolveu acionar a polícia. “Os empresários dele vieram até me pedir desculpa por tudo”, relatou Alexandre, que alegou que vai processar o vocalista da Bronkka por danos morais e lesão corporal.
Quebra-quebra
A passagem da banda A Bronkka não foi marcada apenas pela confusão entre o vocalista e o mensageiro do hotel. De acordo com a gerente do estabelecimento, Cristiane dos Santos, os quartos utilizados pelos membros da banda estavam totalmente bagunçados e com alguns objetos quebrados.
“Além dos objetos revirados, e de parte do teto quebrado, encontramos drogas nos locais onde a banda se hospedou. Por conta de toda a bagunça deles, tiveram até hóspedes que deixaram o hotel e alegaram que o ambiente não era familiar”, afirmou Cristiane.
Objetos quebrados encontrados no chão do quarto
A gerente ainda disse que a banda vai ser processada, e que a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) será informada para que nenhum hotel aceite o grupo musical.
“Não temos a intenção de ganhar nada com isso. Tomamos essa atitude porque o nosso bem maior é o colaborador, e porque Alexandre é um cara de bem e jamais colocaria o dedo na cara do cantor. Não queremos denegrir a imagem de ninguém, mas também não podemos ser coniventes”, finalizou a gerente.
A Bronkka
Em nota enviada aoo jornal dos municípios a assessoria da banda A Bronkka afirmou que não houve nenhum tipo de vandalismo, e que Igor Kannário foi interpelado por um dos funcionários do local, que, além de agir com violência, empurrou a cabeça do vocalista e quis ameaçá-lo ao colocar o dedo em sua cara.
Sujeira que supostamente seja das drogas utilizadas pelos músicos
“Não houve colchão queimado, nenhum móvel foi quebrado ou danificado. Também não havia drogas no local, como afirmado por alguns veículos de comunicação da imprensa”, rebateu a assessoria.

Comerciante acusa prefeito de Itaporanga de agressão


Fábio prestou queixa contra o prefeito na Plantonista
Fábio afirma que foi atingido no pescoço, mão e cabeça
Uma cavalgada  na tarde do último domingo, 5, em Itaporanga D’Ajuda resultou em uma confusão envolvendo o prefeito Cézar Mandarino. O comerciante Fábio Leite [filho da juiza de Simão Dias, Maria Angélica Almeida Leite] acusa o prefeito de agressões na mão, pescoço e cabeça . De acordo com o comerciante, a agressão ocorreu quando o prefeito foi fotografado usando a máquina pública para fazer campanha eleitoral. O o jornal dos municipios tentou conversar com o  prefeito, mas ele não quis se pronunciar sobre as acusações.
Uma cavalgada em Itaporanga D’Ajuda resultou em uma confusão, após Fábio realizar algumas fotos. “Um dos meus amigos me avisou que o prefeito estava utilizando o trio da prefeitura para realizar campanha política, por isso fiz algumas fotos”, conta Fábio, que estava na festa na companhia da esposa e amigos.

De acordo com Fábio, ao sair para comprar uma água e cerveja ouviu a voz do prefeito ‘ não adianta bater fotos, pois estou coberto. Você é um vagabundo’. Fábio conta que logo em seguida o prefeito jogou uma taca em direção a sua mão com o objetivo de quebrar a câmera fotográfica. A taca atingiu a mão e pescoço de Fábio, não bastasse isso, a vítima ainda afirmou que foi atingido na cabeça com uma lata.
Fábio acusa o prefeito de tentar quebrar a câmera fotográfica
“Após a lata na minha cabeça, se aproximaram  mais três homens à cavalo com pedaços de pau. Quando a minha esposa percebeu que todos os quatro vinham em minha direção pulou em cima de um deles, que ainda virou para acertá-la”, relata Fábio. A confusão só foi encerrada quando um amigo de Fábio tomou a direção e pediu que todos se acalmassem.

Fábio prestou uma queixa na Delegacia Plantonista contra o prefeito, afirmando ser uma tentativa de homicídio. Ainda no fim desta manhã, realizou exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML).

Prefeito

O Portal Infonet encontrou o prefeito  de Itaporanga D’Ajuda, César Mandarino, na sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Sergipe no fim desta manhã (SSP/SE), mas ele não quis se pronunciar sobre as acusações, só afirmou que a história estava sendo distorcida.
Por Adriana Freitas e Raquel Almeida

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Homem é baleado após confusão em terminal na Zona Norte de Aracaju


Um homem foi atingido por dois tiros disparados por policiais militares após uma confusão no Terminal Maracaju, localizado na Zona Norte de Aracaju (SE), no final da tarde deste sábado (04).
De acordo com a polícia, a equipe foi acionada para averiguar um caso de vandalismo envolvendo adolescentes no local.
No entanto, assim que os PMs chegaram ao terminal um homem que estava na plataforma à espera do ônibus saiu correndo. Os policiais atiraram ao perceber que ele estava armado. A vítima foi atingida por dois disparos, um na região do tórax e outro na perna.
De acordo com o comandante do Policiamento da Capital, Jackson Nascimento, o homem não tinha porte de arma e esse pode ter sido o motivo para ele correr da polícia.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e encaminhou a vítima ao Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), na Zona Oeste da capital. Segundo informações do hospital, ele foi submetido a uma cirurgia.
 

Candidato a vereador morre, e filho de vice fica ferido em acidente em Monte Alegre, SE




Antonio André Correia Andrade morreu em acidente de carro. (Foto da campanha)
Por volta das 19 horas, deste sábado, dia 04, um acidente grave no Povoado Taxas, no município de Monte Alegre, levou a óbito o candidato a vereador Antonio André Correia Andrade, 35 anos, e deixou mais duas pessoas feridas.
Segundo informações, André seguia de seu terreno no povoado Taxas, em direção a Monte Alegre, quando perdeu o controle do veículo Volkswagen, modelo Saveiro, e colidiu com árvore. Antônio André juntamente com Henrique Luciano, filho da candidata a prefeita Nena e Tonho de Teia, foram encaminhados para o Hospital João Alves em Nossa Senhora da Gloria, mas o candidato ao parlamento não resistiu aos graves ferimentos e veio a falecer.
André de Mane Dé, como era conhecido, disputava uma vaga na câmara de vereadores pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB), na coligação “Em Frente Com a Nossa Gente”, em Monte Alegre.

Pescador é vítima de “saidinha de banco” em Estância


Um pescador, de 30 anos, que mora no povoado Castro, em Santa Luzia do Itanhy, foi vitima do crime "saidinha de banco" logo depois de deixar a agência do Banco do Brasil, no município de Estância, na manhã desta sexta (03).
A vítima tinha acabado de fazer um saque no banco e colocou o dinheiro dentro de um envelope. Ele se deslocava com destino ao ponto de saída do transporte coletivo que o levaria de volta ao povoado onde mora e nas proximidades de um clube social da cidade foi abordado por dois indivíduos, que aparentavam ser menores.
Um deles deu um tapa em suas costas e ao se virar foi ameaçado pelos dois elementos que estavam com facas nas mãos e teria até chamado a vítima de "otário". Sem pestanejar puxou o envelope com o dinheiro e fugiram.

Veículo capota e passageiro tem antebraço decepado



Um veículo Volkswagen, modelo Kombi, pertencente a Cooperativa de Transporte de Passageiros (Cootransp), capotou na Rodovia João Paulo II, no momento em que passava por uma ponte existente entre o bairro Estação e a entrada para o povoado Jenipapo, município Lagarto, causando graves ferimentos no passageiro Pedro da Silva Nascimento, 53 anos.
Ferido gravemente, inclusive com o antebraço decepado, ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e em seguida, encaminhado para o Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), em Aracaju. Já o condutor do veículo não foi identificado, haja vista que ele não mais se encontrava no local do acidente. 
O fato ocorreu no início da tarde de ontem, dia 05, e o carro ficou em cima da via de rolamento. Em virtude do derramamento de combustível o Corpo de Bombeiros também foi acionado, uma vez que havia o risco de incêndio.
Além das equipes do SAMU e Corpo de Bombeiros, agentes da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv) também compareceram ao local do acidente para registrar a ocorrência.

Filho de juíza diz que foi vítima de agressão do prefeito de Itaporanga


A vítima registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia Pllantonista e, na manhã de hoje, foi ao IML fazer o exame de corpo de delito.Segundo ele, o prefeito não gostou de vê-lo tirando fotos de um mini-trio elétrico, numa vaquejada que ocorria no povoado. O prefeito disse que não tinha o que temer. 'Ora, se não tinha o que temer, por que me agrediu", pergunta Fábio.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Itapóranga informa que o prefeito reagiu ao ter uma lata de cerveja jogaa contra a sua cabeça.
Segundo, Flávio Vieira, assessor de imprensa da prefeitura, negou que o prefeito tenha agredido Fábio: "Houve discussão, mas foi uma pessoa do povo que o agrediu".Fábio Leite, filho da juíza de Direito de Simão Dias, Maria Angélca Almeida Leite, acusa o prefeito de Itaporanga D`Ajuda, César Mandarino, de agressão, que, segundo ele, sofreu ontem, 5, à tarde no Assentamento 8 de março, localizado no povoado Ipanema, naquele município.

Jovem estupra e espanca idoso até a morte no interior


Acusado é vizinho da vítima, está preso e confessa crime
Corpo de idoso está sem identificação no IML aguardando a família 
Em Cristinápolis, a 115 km de Aracaju, um homicídio com requinte de crueldade chocou a população. Um jovem de 24 anos, identificado como Jairo de Jesus Santos, estuprou e espancou o senhor Lauriano Cordolino, de 86 anos de idade. O crime aconteceu na tarde do sábado, 4, dentro da residência da vítima, no povoado Lagoa Seca 1, e o idoso faleceu no domingo, 5, no Hospital Regional de Estância.


De acordo com informações da Polícia Militar, o agressor invadiu a residência do idoso com o intuito de roubar dinheiro. Como não encontrou, o acusado teria optado pela prática sexual e a agressão física. O idoso, além de ser deficiente visual é também portador de deficiência física nos pés.


Os policiais militares que estavam de plantão na 3ª Companhia do 8º Batalhão da PM receberam comunicado da população no mesmo sábado. Assim que prestaram assistência à vítima, os policiais realizaram diligência e localizaram o criminoso durante a madrugada na residência dele, em imóvel vizinho à casa onde o idoso residia.


O acusado tentou fugir, mas a equipe, composta pelo sargento Barros, cabo De Jesus e soldado Gilmar, fez cerco à residência e conseguiu dominá-lo no quintal da residência do acusado. Ele foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia local onde foi lavrado o flagrante.


Segundo o cabo De Jesus, o acusado confessou o crime, dizendo que realmente a intenção seria roubar dinheiro do idoso. Ele contou à polícia que teria desferido um soco no rosto do idoso, que teria caído e batido a cabeça em uma porta.


Na vizinhança, o idoso era bastante respeitado. “Todos gostavam dele, uma pessoa que nunca fez mal a ninguém. Até a mãe do acusado o ajudava fazendo alguma na casa dele”, comenta o cabo De Jesus, sem esconder a indignação com o crime.