sábado, 26 de maio de 2012

Prefeito de Itaporanga é multado por contratação irregular


Moradores do povoado Nova Descoberta reclamam falta de água
Mais de 50 pessoas do povoado Nova Descoberta, em Itaporanga, estão sendo prejudicadas com a falta de água, desde dia 18 de maio, na última sexta-feira e até agora nenhuma providência foi tomada pela Prefeitura de Itaporanga.
Segundo o morador Reginaldo Souza, alguns de moradores foi até a Prefeitura de Itaporanga, além de não serem atendidos, o problema não foi resolvido. Em 2010, foi realizada uma obra de ampliação do sistema de abastecimento de água e na época o prefeito César Mandarino disse que não iria faltar água na Nova Descoberta nos próximos 10 anos e, no entanto, em menos de seis meses da obra realizada, os moradores não tem sequer uma gota d’ água em suas torneiras.
Transporte escolar de Itaporanga é desviado para outros fins e alunos vão a pé para casa
Veículo que deveria estar fazendo o transporte de estudantes à Escola Municipal Raimundo Araújo do povoado Rio Fundo do Arame, em Itaporanga D´Ajuda, está sendo utilizado para outros fins pela Secretaria de Educação de Itaporanga, como por exemplo, transporte de enfermeiros e agentes de saúde para atenderem as pessoas doentes nos povoados e o pior os alunos são obrigados a retornarem para suas casas a pé e no sol quente.
A professora Rose Andrade, que trabalha na escola, está perplexa com essa atitude da Prefeitura de Itaporanga que vai de encontro a uma lei federal. Segundo ela, apesar de várias denúncias na imprensa e no Ministério Público, a irregularidade ainda continua.
“Nós professores estamos trabalhando em péssimas condições, com banheiros quebrados, portas danificadas, iluminação insuficiente, estrutura física com várias rachaduras e mesmo assim não somos atendidos em nossas reivindicações”, disse a professora, acrescentando que a Prefeitura de Itaporanga ainda acha pouca desvia o ônibus para levar os enfermeiros aos povoados, deixando os alunos sem transporte e sendo obrigados a retornarem a pé para as sua residências.
Mais de 50 pessoas deixam de ser atendidas na Clinica de Saúde de Itaporanga
Clima de revolta tomou conta em Itaporanga. Mais de 50 pessoas deixaram de ser atendidas na Clinica de Saúde, no inicio da noite desta sexta-feira, dia 25. Sem nenhuma explicação, os pacientes tomaram conhecimento que a médica que estava de plantão não iria atender mais, o que provocou muita revolta.
A paciente Roberta Santos, que chegou à Clinica de Saúde por volta da 11 da manhã e até às 19h30 não tinha sido atendida. “Eu nunca vi tanta falta de atenção, estou sentindo dores fortes no peito e na cabeça, preciso de um atendimento médico e a informação que recebi que hoje não tem mais médico e quem quiser passar por um médico vai ter que se deslocar até Aracaju”, disse Roberta Santos, indignada com os péssimos serviços prestados pela Prefeitura de Itaporanga.
Roberta Santos informou ainda que além dela, existiam mães com crianças nos braços, idosos, mas nem isso sensibilizou aqueles que fazem a saúde em Itaporanga. “Aqui as pessoas são tratadas como se fossem mercadorias, o que é profundamente lamentável”, disse ela, ressaltando que os governantes de Itaporanga não tem o mínimo de compromisso com a sua população.
Prefeito de Itaporanga é multado por contratação irregular
O prefeito de Itaporanga, César Mandarino foi multado em R$2 mil pelo Tribunal de Contas. A multa foi resultado da denúncia feita pelo SINTESE ao Ministério Público em 2009. Na época, apesar de ter um concurso público em vigor, o prefeito contratou professores de forma temporária.
O prefeito também terá até o início do mês de julho para comprovar “ a convocação e nomeação dos candidatos aprovados no concurso público, nos limites das vagas existentes, bem como a dispensa dos contratados temporariamente”, diz a decisão do Tribunal de Contas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário